O que a Bíblia diz sobre pedir sinais a Deus?


Quando eu era estudante universitária, eu era obcecada em descobrir a vontade de Deus para minha vida. Junto com os livros didáticos, eu enchia minha estante com títulos como God's Guidance: A Slow and Certain Light, de Elizabeth Elliot, e How to Listen to God, de Charles Stanley. Eu estava preocupada em perder o caminho de Deus para mim e o buscava de todo o meu coração.

Li na Bíblia que as pessoas pediam sinais a Deus, e eu gostava especialmente de como Gideão usou um velo de lã (Juízes 6:36-40). Duas noites seguidas, Gideão pediu um sinal a Deus. Na primeira noite, ele basicamente disse: "Se você realmente vai fazer isso, Deus, então faça este velo de lã ficar molhado com orvalho e todo o resto ficar seco". Deus fez. A segunda noite foi o oposto: "Faça este velo secar e todo o resto ficar molhado". Deus fez.

Eu segui o exemplo metaforicamente. “Deus, se você realmente quer que eu resolva esse conflito com meu amigo, faça com que nos encontremos no balcão de bebidas do refeitório na hora do almoço hoje.” “Senhor, se você quer que eu aceite esse emprego, faça com que essa empresa ofereça e faça com que a outra não ofereça.” E “Deus, se você realmente quer que eu me case com ele, faça com que ele sempre saiba o que eu quero sem que eu tenha que dizer a ele.” Deus, eu preciso de um sinal! Como muitos hoje, eu queria sinais para ter certeza de que estava no caminho certo. Outros usam cartas de tarô, astrologia ou cristais. Eu usei o velo de lã.

Eu não sabia que minha postura metafórica do velo de lã não era realmente para ser como a de Gideão. Eu não sabia que quase todos os sinais bíblicos são para grupos, não para indivíduos. E eu não prestei atenção às histórias bíblicas onde vislumbrar o futuro tornava as pessoas menos confiantes e se sentiam menos no controle. Vamos olhar para as evidências para que possamos pensar biblicamente sobre nosso desejo por sinais.

Deus, preciso de um sinal? Minha postura do velo de lã não foi como a de Gideão

A história da lã de Gideão está em Juízes 6. Antes de Gideão colocar a lã, Deus já havia falado com ele e mostrado que a voz era de Deus ao consumir carne e pão com fogo de uma rocha.

Além disso, por ordem de Deus, Gideão destruiu o altar de Baal com o poste de Aserá e ergueu um novo altar a Deus (à noite porque estava com medo). Deus também enviou Gideão para salvar Israel dos midianitas e prometeu-lhe sucesso. Gideão convocou o exército. Ele sabia da vontade de Deus. Foi então que ele estendeu seu velo de lã.

Ao contrário de Gideão, eu ainda não sabia a vontade de Deus quando coloquei meus próprios velos de lã metafóricos. E embora Gideão eventualmente conquiste os midianitas com um pequeno exército, a colocação de velos de lã parece mais um ato de medo e desconfiança do que de fé e confiança em Deus. Gideão precisava de um sinal porque ele não acreditava no que Deus prometeu, e os sinais já dados não eram suficientes para ele. Deus misericordiosamente dá este sinal e outros, que parecem estimular Gideão a agir.

A narrativa simplesmente conta a história de Gideão. Ela não afirma: "Assim como Gideão dispôs um velo de lã, assim também o povo de Deus disporá velos de lá para cada decisão e Deus responderá." Além de testar Deus com o velo (6:39), Gideão também lançou uma ofensiva para matar outra nação, teve muitas esposas (Juízes 8:31) e fez anéis de ouro ismaelitas em um éfode (uma vestimenta sem mangas do sumo sacerdote) para o qual os israelitas "se prostituíram" (Juízes 8:27). Não seguimos essas outras ações, então por que seguir o velo de lã? Só porque li que alguém fez alguma ação nas Escrituras não significa que eu deva fazê-la também. Algumas ações bíblicas são claramente piedosas, como seguir ordens. Outras são menos claras.

Os sinais tendem a ser para grupos, não para indivíduos

Quando eu disse: "Deus, preciso de um sinal", era apenas sobre minha própria vida. Eu estava mais preocupado comigo mesmo do que com minha família, minha igreja, minha nação ou o mundo. Existem muito poucos exemplos bíblicos de sinais para indivíduos. Deus deu a Ezequias um sinal de sua cura pessoal (2 Reis 20:8–11), e Matias foi escolhido por sorteio (abaixo). Caso contrário, os sinais eram para grupos de pessoas e geralmente sobre batalhas. Os sinais eram adquiridos usando objetos como o éfode, Urim e Tumim, e sorteios.

O sumo sacerdote tinha um éfode emparelhado com um peitoral e o Urim e Tumim, que eram pedras no peitoral do sacerdote. Juntos, esses objetos eram usados ​​especificamente para tomar decisões (Êxodo 28:15). A Bíblia não descreve fisicamente o Urim e o Tumim nem explica o processo para seu uso. Eles eram usados ​​como lotes ou eram simplesmente um símbolo de autoridade? Sabemos apenas que eles eram usados ​​para tomar decisões.

Embora seja possível que indivíduos consultassem a Deus por meio do sacerdote usando esses objetos, os casos descritos na Bíblia eram para estratégia de batalha (Números 27:21, 1 Samuel 14:36-45, 1 Samuel 28:6). Quando Davi fugiu de Saul, o sacerdote Abiatar lhe trouxe o éfode para perguntar a Deus sobre batalhas. Nem o peitoral nem o Urim e Tumim são mencionados, mas Deus respondeu (1 Sammuel 23:1–13, 30:1–8).

Lançar sortes é mencionado com mais frequência do que lançar velos de lã ou tomar decisões usando trajes sacerdotais (embora alguns estudiosos pensem que o Urim e o Tumim eram usados ​​como sortes). Quando os discípulos de Jesus quiseram substituir Judas, eles oraram e lançaram sortes para escolher entre dois candidatos (Atos 1:26). Eles provavelmente escreveram os dois nomes em pedras e os colocaram em um jarro. Então eles sacudiram o jarro até que um caiu, com base no qual Matias foi entendido como a escolha de Deus. Este é o último exemplo bíblico de lançar sortes.

Exemplos anteriores mostraram que eles lançaram sortes para determinar a distribuição de terras (Josué 18:8–10), a ordem das tribos (Juízes 20:9), os culpados (1 Samuel 14:41–43, Jonas 1:7) e quem ficaria com as roupas de Jesus (Mateus 27:35, Marcos 15:24, Lucas 23:24, João 19:24). Lançar sortes seria um método facilmente acessível para pedir ajuda a Deus na tomada de decisões, mas não há referências bíblicas a isso depois do Pentecostes.

O velo de Gideão, o éfode, o Urim e Tumim, e o lançamento de sortes são todos exemplos de objetos e rituais usados ​​para aprender conhecimento oculto — o que os estudiosos da religião frequentemente chamam de “adivinhação”. Exceto pela escolha de Matias, esses usos não eram para prever o futuro ou tomar decisões para a vida dos indivíduos. Até mesmo escolher Matias é mais sobre a continuação do grupo do que sobre o indivíduo. Usar objetos para discernir conhecimento oculto é geralmente para grupos de pessoas, não indivíduos.

Os sinais não inspiram necessariamente confiança ou crença

Geralmente quero um sinal porque estou com medo. Estou pensando sobre os caminhos de Deus e quero clareza e propósito. Acho que se eu tiver um sinal, então estarei confiante, corajoso e disposto a seguir em frente com força. As respostas humanas aos sinais do futuro na Bíblia, no entanto, são mistas.

Gideão foi fortalecido, mas somente depois de um sinal que mostrou que Deus estava falando e dois outros sinais para confirmar o que Deus já havia dito. Se eu sou como Gideão, um sinal não é o suficiente para mim.

Quando Deus chamou Moisés, Moisés recebeu dois sinais para provar que esse chamado era de Deus: a transformação de seu cajado em uma cobra e depois de volta a um cajado, e de sua mão saudável em uma mão leprosa e depois de volta a uma mão saudável. (Êxodo 4:1–9). Moisés respondeu ao chamado de Deus: “Por favor, envie outra pessoa” (Êxodo 4:13). Mesmo com uma longa conversa com Deus, além de sinais milagrosos, Moisés não quis seguir o chamado de Deus.

Quando Samuel ungiu Saul como rei, vários sinais confirmaram a unção e a posição de Saul (1 Samuel 10:1–13). Mais tarde, Samuel convocou uma reunião de todas as tribos e clãs de Israel para descobrir quem seria o rei. Saul foi escolhido, mas foi difícil encontrá-lo porque ele estava escondido entre os suprimentos (1 Samuel 10:22). Aparentemente, os sinais não deram a Saul confiança e coragem em sua nova posição.

O Novo Testamento mostra que, no geral, sinais e profetas são historicamente resistidos. Estevão acusou o Sinédrio de perseguir e matar os profetas; ele apontou que os líderes rejeitaram os sinais (Atos 7:1–53). Jesus concordou, dizendo: “Jerusalém, Jerusalém, tu que matas os profetas e apedrejas os que te são enviados, quantas vezes eu quis reunir os teus filhos, como a galinha reúne os seus pintinhos debaixo das asas, e não o quiseste” (Mateus 23:37). Quando Jesus disse aos seus discípulos que ele morreria e ressuscitaria, Pedro o repreendeu (Mateus 16:21–23).

Muitos resistem a sinais e profetas. Muitos se sentem desconfortáveis ​​com conhecimento oculto quando ele é revelado. Embora eu ache que um sinal me ajudaria, eu poderia me juntar àqueles que resistem, se escondem e pedem a Deus para enviar outra pessoa.

E daí?

Então o que toda essa análise bíblica significa para nós hoje? Não temos um sumo sacerdote com o Urim e o Tumim; não lançamos sortes. Quanto aos profetas, os continuistas acreditam que eles existem hoje, mas os cessacionistas dizem que eles são desnecessários e não existem mais. Os cristãos acreditam que nossa capacidade de discernir a vontade de Deus é diferente por causa do derramamento do Espírito Santo no Pentecostes, após o qual não há exemplos bíblicos do uso de objetos para encontrar conhecimento oculto. Essa falta de exemplos, no entanto, não leva a uma conclusão definitiva.

Quando as pessoas exigem sinais no Novo Testamento, Jesus parece deixar claro que não devemos pedi-los (Mateus 12:39, 16:4; Lucas 11:29). Tantos sinais já foram dados, e Jesus ou diz que não dará nenhum (Marcos 8:11–12), ou dará apenas o sinal de Jonas (Mateus 12:39, Lucas 11:29). Ainda assim, quando seus discípulos pedem sinais da vinda de Jesus e do fim dos tempos, Jesus responde com o Discurso Escatológico que explica os sinais de sua vinda (Mateus 24, Marcos 13, Lucas 21). Às vezes, Jesus dá sinais e, em outras vezes, ele repreende o desejo.

Se dermos um passo para trás e considerarmos o movimento geral nas Escrituras, ele parece se afastar do uso de objetos como sinais. Na Bíblia hebraica, pedir sinais com o Urim e Tumim era um ato sacerdotal, parte da religião. Deus também parece generoso com sinais por meio de sorteios e profetas. No Novo Testamento, Deus ainda é generoso com sinais e milagres e dons espirituais milagrosos. Esses sinais, no entanto, não são sobre conhecimento oculto, batalhas ou mesmo futuro pessoal. O Novo Testamento se inclina para o chamado à crença nos sinais já dados. A morte e ressurreição de Jesus é um sinal que ecoa o sinal de Jonas.

Ainda assim, queremos saber o futuro e outros conhecimentos ocultos. Queremos saber do jeito que eu fiz na faculdade — para garantir que estamos seguindo a Deus. Mas também queremos saber para que possamos nos poupar de sofrimento (se não formos nos casar com aquela pessoa ou se aquele emprego for um beco sem saída) ou influenciar os outros. Queremos saber o futuro e outras coisas ocultas para nos dar alguma sensação de controle, confiança ou agência.

Mas isso realmente nos daria uma sensação de controle, confiança ou agência? Talvez sim, talvez não. O peso da Bíblia está no lado negativo, pois os sinais e profetas são resistidos por muitos. E se estamos perguntando sobre nós mesmos mais do que sobre um grupo de pessoas, não é muito parecido com os pedidos bíblicos por sinais.

Embora confiança seja bom, controle parece ser o oposto de confiança. É verdade, confiar em Deus é uma jornada, mas não estou defendendo confiança cega. Estou defendendo confiança no Deus que provou ser bom no passado, o Deus que é cheio de misericórdia e graça e promete estar conosco, o Deus que finalmente promete nos salvar e voltar. Podemos ter confiança de que esse Deus está conosco, não em saber exatamente o que Deus nos guiará. Deus misericordiosamente dá sinais nas Escrituras, às vezes quando solicitado, e frequentemente quando não solicitado. Talvez seja melhor ouvir e procurar por esses sinais enquanto andamos em confiando em Deus.


Traduzido do original "God, I Need a Sign! What the Bible Says about Asking God for Signs", escrito por Dr. Amy Davis Abdallah, para a o site The Biblical Mind.

Postagem Anterior Próxima Postagem