Mesa-redonda (Isaías 1:17-20)

“Lavem-se e purifiquem-se! Tirem da minha presença a maldade dos seus atos; parem de fazer o mal! Aprendam a fazer o bem; busquem a justiça, repreendam o opressor; garantam o direito dos órfãos, defendam a causa das viúvas. ”O SENHOR diz: “Venham, pois, e vamos discutir a questão. Ainda que os pecados de vocês sejam como o escarlate, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, eles se tornarão como a lã. Se estiverem dispostos e me ouvirem, vocês comerão o melhor desta terra. Mas, se recusarem e forem rebeldes, vocês serão devorados pela espada; porque a boca do SENHOR o disse.” (Isaías 1:16-20 NAA)

Explicação do Texto

Nos versículos anteriores, o profeta Isaías denuncia toda a infidelidade de Judá e Jerusalém: sua rebeldia, falta de entendimento,  rejeição ao Senhor, prática do mal, e de como estão enfermos espiritualmente (1-9). Há uma grande denuncia também à respeito do culto (10-15), que não é mais aceito.

Na presente passagem (16-20) em questão, olhamos um quadro diferente e oportuno. As acusações dão lugar a uma grande conselho que visa resolver o problema dos pecados, e consequentemente a preservação na terra: a purificação (lavagem).

Aplicação do Texto

Assim como Deus lidou com os pecados de Judá e Jerusalém, Deus nos chama para uma purificação, uma limpeza restauradora, que inclui: deixar a maldade; fazer o bem; buscar a justiça; se envolver em boas obras. Estamos diante de um Deus santo e puro, então, devemos ser como Ele é.

“Vamos refletir ou discutir a questão” (v.18) reflete que Deus está junto conosco, em um tipo de mesa-redonda, onde Deus é o grande organizador e orientador.

Ouvir ou não ouvir: para o israelita, o ato “ouvir” era mais que apenas escutar algo ou um discurso (ver Dt. 6), e sim por em prática.

Como o texto me conduz à Jesus e ao evangelho?

A mensagem do evangelho é que Deus fez algo em nosso favor, por meio de Jesus, ainda quando estávamos com os pecados “da cor de escarlate e carmesim” — notem o contraste com o branco da neve ou lã.

Deus está hoje nos chamando para “discutir a questão” por meio do evangelho de Jesus. Esse é o fator decisivo para o arrependimento e a remissão de nossos pecados.

Postagem Anterior Próxima Postagem