“Quando você construir uma casa nova, faça um parapeito ao redor do terraço, para que não caia sobre a sua casa a culpa de sangue inocente caso alguém caia do terraço.” (Deuteronômio 22:8)
Uma perspectiva que muitos cristãos modernos deixam passar despercebida é que a totalidade da Lei do Antigo Testamento ainda é a Palavra de Deus dirigida a nós, mesmo que já não continue sendo o mandamento literal de Deus para nós.
A Bíblia contém muitos tipos de mandamentos que Deus quer que conheçamos, que não são dirigidos pessoalmente a nós. Por exemplo, se não estamos preocupados em construir parapeitos ao redor do telhado de nossas casas (Dt 22.8), no entanto, devemos nos alegrar com um Deus que cuida para que nossos hóspedes não caiam do telhado (na época, geralmente uma laje plana) com o qual não estão familiarizados.
Nosso Deus assim nos ensina a construir “nossas casas” hoje com esse tipo de amor ao próximo em mente. Isso se ajusta ao nosso entendimento da Lei como parte da história de Israel, uma vez que não podemos reconhecer a relevância de nossa história sem conhecer bem como a Lei funcionava na história de Israel, a história da aliança anterior.
* Esse pequeno devocional foi inspirado em um trecho de “Entendes o que lês?”, de Gordon Fee